- É gritante o numero de crianças e adolescentes que fazem uso de alguma droga, sejam elas ilícitas ou não. Muitos fatores podem influenciar para que determinada criança seja inserida nesse contexto social, como por exemplo.
- É relativamente comum o incentivo do uso de drogas a crianças e adolescentes que convivem cotidianamente no mundo criminoso do tráfico de drogas, tendo e vista que a legalidade e o sistema de segurança são precários, não existindo dificuldades para conseguir tais substâncias psicoativas.
- Os traficantes costumam incentivar as crianças ao consumo de drogas, com o objetivo de deixá-las viciadas para que estas quando não puderem pagar, façam serviços de “aviãozinho”, ou seja, transportador de drogas entre o fornecedor e o consumidor.
- Existe também o fator de, por serem menores de idade, as penas impostar pela pratica de trafico de drogas são mais brandas se comparada com as punições aplicáveis a um adulto.
- As conseqüências do uso de entorpecentes na infância e adolescência são devastadoras, às vezes irreversíveis, de forma que a criança drogada se torna mais excluída socialmente e frágil perante a criminalidade.
- A maconha pode causar irritabilidade e uma perda gradativa de memória e de concentração.
- O crack causa desde confusão mental, alucinação, cegueira e podendo ocorrer até a morte.
- Também é comum qu e muitos jovens (de ambos os sexos) prostituam-se para sustentar o vício.
- Prazer
- Fuga da realidade
- Violência
- Enfretamento dos valores sociais
- Educação desprovida de valores sociais.
- A violência sofrida em casa.
- O abando dos pais.
- O incentivo de colegas.
- Banalização das drogas.
- A curiosidade.
- O incentivo de traficantes, com o intuito de usá-las para o trafico de drogas.
EXEMPLOS:
Feito em parceria com: Thayse Lacerda e Natali Nogueira
Nenhum comentário:
Postar um comentário