segunda-feira, 9 de abril de 2012

(História) Antigo Egito - Parte 01 - A formação da civilização egípcia

  • Os egípcios desenvolveram sua sociedade as margens de um grande rio chamado Nilo, em uma região desértica do continente africano.
  • Por meio da criatividade e do trabalho, eles aproveitaram os recursos naturais da região e construíram uma grande civilização
Antigo Egito: Parte 01
Antigo Egito: Parte 02


A formação da civilização egípcia

  • - 8000 a.C. - As margens do rio nilo já era ocupada por civilizações seminômades
  • Eles sobreviviam praticando a caça, a pesca e a coleta de frutos e cereais nativos da região
  • - 5000 a.C. - Vários desses grupos já haviam se tornado sedentários 
  • Eles desenvolveram a agricultura e a pecuária
  • Esses grupos enfrentaram muitas dificuldades impostas pela natureza, como o clima seco e as cheias do rio Nilo
  •  Com o tempo, essas grupos formaram os nomos (comunidades agrícolas independentes
  • Os chefes dessas comunidades disputavam com frequência o domínio das áreas férteis
  • Para melhor enfrentar essas disputas, os nomos foram se unindo, vindo a formar dois reinos distintos: o Baixo Egito e o Alto Egito

  • Menés: Foi um governante do Alto Egito que em 3100 a.C. unificou os dois reinos, tornando-se o primeiro faraó egípcio, aproximadamente 300 anos após a criação dos dois reinos. 
Escultura de Menés

Períodos da história do Antigo Egito

  • O Antigo Império (Antigo Império, 1° Período Intermediário) foi de 2575 até 2040 a.C. Foi nessa época que os reis foram considerados filhos de Rá (O deus Sol). Essa época foi conhecida como a época das pirâmides. O primeiro a criar uma pirâmide foi o rei Djezer e seu arquiteto Imhotep, em Sakara. Mais tarde um outro faraó, Snefer, inspirado nessa pirâmide construiu três pirâmides, porque só a ultima tinha condições de abrigar a múmia do rei. O filho (Kufu ou Keops), o neto(Quefrem) e o bisneto(Mikerinos) de Snefer construíram as magnificas pirâmides de Gizé. A família da 5ª dinastia talvez tenha sido a família mais poderosa de toda a historia do Egito
  • O Médio Império (Médio Império, 2° Período Intermediário) foi de 2040 a.C. até 1550 a.C. No começo dessa época Mentuhotep II reunificou o Egito. Cresceu muito o culto à Osiris. Além do números de pessoas que se mumificavam crescia bastante, graças ao aumento de pessoas de classe media. Os reis apesar de serem vistos como deuses não eram os únicos com poder, os senhores locais também tinham grande poder. Depois o Egito ficou enfraquecido e foram invadidos pelos Hiscos, eles tinham uma coisa que o Egito não tinha, bigas puxadas a cavalo.
  • O Novo Império (Novo Império 3° Período Intermediário) foi de 1550a.C. até 712a.C. Os Hiscos foram, expulsos do Egito pelo rei Ahmose. Foi nessa época que Tebas foi reconhecida como capital política e religiosa.

Links para aprofundamento dos estudos:

2 comentários:

GODR555 disse...

Não seriam Faraós ao invés de reis? nas frases a seguir :

O Antigo Império (Antigo Império, 1° Período Intermediário) foi de 2575 até 2040 a.C. Foi nessa época que os reis foram considerados filhos de Rá (O deus Sol). Essa época foi conhecida como a época das pirâmides. O primeiro a criar uma pirâmide foi o rei Djezer e seu arquiteto Imhotep, em Sakara.

HENRY SALES disse...

Faraó era o título atribuído aos reis (com status de deuses) no Antigo Egito. É mais comum o uso do termo "faraó" quando nos referimos aos reis do antigo Egito, porém podemos corretamente usar tanto "reis" quanto "faraós" para classifica-los.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...