terça-feira, 1 de maio de 2012

(História) Primeira Guerra Mundial -Parte 02- Alianças

Tríplice Entente
  • Entre os anos de 1871 e 1914 não ocorreram guerras que levassem as potencias europeias a transpassar as suas fronteiras nacionais. Essa situação, contudo, estava prestes a mudar. Um eminente confronto entre as grandes nações imperialistas parecia para alguns apenas uma questão de tempo. 
  • Frente a complexidade desse quadro, que ainda tinha a disputa pela região dos Bálcãs por diversos países, o assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando, herdeiro do trono austríaco, deve ser entendido como o estopim que deu início ao conflito
Francisco Ferdinando
  • Foi exatamente o que aconteceu em 28 de junho 1914. Ao fazer uma visita à Saravejo, capital da Bósnia (região que havia sido anexado ao Império Austro-Húngaro em 1908), o arquiduque Francisco Ferdinando, herdeiro do trono, é assassinado por um estudante ligado à organização secreta Mão Negra, grupo contrário aos planos do herdeiro do trono austro-húngaro, que pretendia anexar a Península Balcânica (e os povos eslavos) ao Império Austro-Húngaro. 
  • Esses dois países, acionando o sistema de alianças, que colocou toda a Europa em guerra.
  • Em represália ao assassinato, em 28 de junho de 1914 tropas austro-húngaras invadiram a Sérvia. Por causa dos acordos militares e das rivalidades, a maioria dos países europeus se mobilizou para reagir à ação do exército austro-húngaro.
  • Sucederam-se então diversos eventos, que levaria à guerra total:
29 de julho - a Rússia, aliada da Sérvia, mobilizou seus exércitos para a guerra;
1 de agosto - a Alemanha declarou guerra à Rússia;
3 de agosto - a Alemanha declarou guerra à França;
4 de agosto - a Inglaterra declarou guerra à Alemanha e a França invadiu a Bélgica;
5 de agosto - o Império Áustro-Húngaro declarou guerra à Rússia.
  • O império Austro-Húngaro esperou três semanas para levar a cabo sua retaliação (tempo necessário para organizar uma ação militar) e com o apoio incondicional da Alemanha (sua aliada) encaminhou um ultimato à Sérvia, com uma série de exigências, inclusive, outorgando-se o direito de interferir nas investigações que apuravam os responsáveis pelo assassinato de arquiduque. A não aceitação dos termos do ultimato fez com que o Império Austro-Húngaro declarasse guerra a Sérvia, bombardeando a cidade de Belgrado. 
  • A partir desse momento as alianças foram automaticamente acionadas: a Rússia, aliada da Sérvia coloca seu exército em ação; a Alemanha responde imediatamente aos russos e coloca suas tropas em marcha, atravessando o território belga (que interessava a Alemanha, mas se colocava como um país neutro); é a vez, então, da França e do Império Britânico socorrerem a Bélgica.


Formam-se dois poderosos blocos: 
  • Tríplice Aliança (Alemanha, Itália – que se declarou neutra no início dos conflitos –, o Império Austro-Húngaro e Império Otomano), 
  • Tríplice Entente (com a Inglaterra, a França e a Rússia). 

  • O pavio havia sido acesso, e daquele momento em diante a guerra envolveria todas as grandes potências e quase todos os países. A “era da catástrofe” estava apenas começando.
  • O Brasil também participou, enviando para os campos de batalha enfermeiros e medicamentos para ajudar os países da Tríplice Entente.

Referência:

Links para aprofundamento dos estudos:

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...