segunda-feira, 2 de abril de 2012

(Geografia) Tipos de Desemprego

Desempregados

A apresentação a seguir procura demonstrar alguns aspectos em relação a um problema que enfrentamos freqüentemente no Brasil e no mundo, o desemprego


1 - Desemprego Estrutural ou Tecnológico


A maquina está substituindo os humanos                
  • O desemprego estrutural resulta das mudanças da estrutura da economia. Estas  mudanças provocam desajustamentos no emprego da mão-de-obra, assim como alterações na composição da economia associada ao desenvolvimento. Existem duas causas para este tipo de Desemprego: insuficiência da procura de bens e de serviços e insuficiência de investimento em torno da combinação de factores produtivos desfavoráveis. Esse tipo de desemprego é mais comum em países desenvolvidos devido à grande mecanização das indústrias, reduzindo os postos de trabalho. 

Linha de montagem                        
  • O desemprego causado pelas novas tecnologias, como a robótica e a informática, recebe o nome de desemprego estrutural. Ele não é resultado de uma crise econômica, e sim das novas formas de organização do trabalho e da produção.  
  • O desemprego estrutural acontece em função de mudanças definitivas na própria estrutura da sociedade. A automação dos processos produtivos na indústria e nos serviços é uma mudança definitiva na forma de produzir bens e prestar serviços das sociedades modernas. Por isso, o desemprego que está sendo causado por essa automação está aqui para ficar. A única solução para quem ficou desempregado em função de mudanças estruturais na sociedade é se (re)qualificar ou (re)capacitar. 
  • Esse tipo de desemprego é mais comum em países desenvolvidos devido à grande mecanização das indústrias, reduzindo os postos de trabalho, porém, tanto os países ricos quanto os pobres são afetados pelo desemprego estrutural, um dos graves problemas de nossos dias.
                             

  • Exemplo 01: o desemprego causado quando uma função deixa de existir na sociedade, ex: concertador de máquina de datilografia. Você conhece alguém que concerta máquina de datilografia? Eu não conheço. Quer dizer, com o surgimento de novas tecnologias como o computador a função de concertador de datilografia deixa de existir.
  • Exemplo 02: fabrica de automóveis:anos 20 milhares de trabalhadores na linha de montagem do meio de produção fordista. Passa o tempo, surgem novas máquinas, funcionários são demitidos, funções são extintas. Hoje nas fabricas de automóveis, temos apenas poucas pessoas, poucos funcionários para operar as modernas máquinas de carros.                      
    Linha de montagem do carro FIAT IDEA, na fabrica da FIAT em Betim-MG
  • Então o desemprego estrutural é o desemprego causado pela substituição do trabalho humano pelo trabalho das máquinas de modo que as maquinas tornem obsoletos o trabalho humano.
  • Quando esses empregos acabam, tendem a ser de fgorma definitiva


2 - Desemprego Conjuntural ou Cíclico


Crise


  • Desemprego conjuntural é quando alguém fica desempregado, mas a sua função, a sua profissão não deixa de existir.
  • Exemplo: um professor de Geografia é demitido da escola em que trabalha. Ele fica desempregado, mas a sua função de professor não deixa de existir, de modo que ele poderá arrumar um novo emprego de professor em outra escola.
  • O desemprego conjuntural depende da conjuntura, isto é, da situação do momento. Ele é visto como decorrente de algo anormal que acontece num determinado momento (uma grande seca, chuva demais, recessão econômica, etc.). Acredita-se que, passada a anormalidade, o nível de emprego também voltará ao normal. 
                                                 
  • Existem duas formas de designar o desemprego conjuntural, sendo que ambas estão corretas: desemprego cíclico ou conjuntural. Este resulta da variação cíclica da vida econômica, isto é, das épocas de expansão ou "boom" e das épocas de recessão da economia. Existe uma tendência secular de variações sazonais ou cíclicas que têm uma duração de 3 anos.
  • No  O desemprego conjuntural a demissão é ocasionada, na maioria das vezes, por crises passageiras. Portanto a demissão é temporária, uma vez que, superada a crise, o emprego é novamente ofertado. 



3 - Desemprego Sazonal




  • Ocorre em função das variações no ritmo e na freqüência da atividade econômica em épocas típicas do ano.
  • Nas áreas rurais, é uma situação bastante característica: durante o período de colheita, o emprego se expande, para se contrair em seguida. 
  • No meio urbano, o emprego no comércio durante o período das festas de final de ano é outro exemplo. Ninguém considera que a queda desse tipo de emprego em janeiro represente uma “crise de desemprego”, porque é um fato sazonal que se repete todos os anos. 


4 - Desemprego Friccional ou Natural



  • É aquele que ocorre na transição de um tipo de emprego para outro
  • Pessoas que perderam o emprego não encontram sempre outro no momento imediatamente seguinte; há uma “fricção”, uma dificuldade de adaptação e de informação até ocorrer a recolocação. 
  • Imperfeições na informação sobre as vagas existentes, dificuldades no deslocamento da força de trabalho (os economistas referem-se à “mobilidade imperfeita da mão-de-obra”) e fatores institucionais podem retardar o regresso à População Ocupada.

  • O desemprego é um grande problema hoje em dia no mundo, no brasil ele esta diminuindo, mas é de suma importância a preparação, a qualificação para que se possa aproveitar as oportunidades de emprego. As vezes as vagas existem, o que não tem são as pessoas qualificadas para preencherem as elas.

Links para aprofundamento do estudo
Desemprego
Desemprego estrutural
Desemprego conjuntural
Desemprego Estrutural e Desemprego Conjuntural
Emprego e Desemprego

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...