quarta-feira, 17 de novembro de 2010

[Opinião] MAYARA PETRUSO: É REALMENTE JUSTIÇA QUE O POVO QUER?

     Permitam-me agregar mais polemica à um assunto já polemico por si só.
Recentemente, uma jovem estudante de direito, Mayara Petruso, postou no Twitter:

“Nordestito(sic) não é gente. Faça um favor a SP: mate um nordestino afogado!”
      
     A garota, eleitora de José Serra, encontrava-se em estado de indignação com a eleição da candidata Dilma Roussef à presidência do Brasil. Considerando seu candidato mais preparado que sua concorrente, ela atribuiu aos nordestinos a responsabilidade pela eleição da Dilma, acreditando que eles prejudicaram o resto do país.
     Obviamente essa postagem foi de uma infelicidade tremenda. É lamentável que ainda existam pessoas com tanto preconceito, ainda mais em um pais miscigenado como o nosso.
     Mas o que quero por em pauta é a seguinte questão: muitas pessoas pensam como Mayara, muitas pessoas acreditam que os nordestinos, de alguma forma, prejudicam os estados do sudeste brasileiro. Eu acompanhei ao vivo toda repercussão via Twitter e posso afirmar com total clareza que, simultaneamente a ela, muitas pessoas postavam mensagens similares, com cunho xenofóbico. Será se ela não esta sendo usada como bode expiatório? Todos clamaram por justiça, mas será se a justiça esta sendo feita para ela? Será se foi ela que iniciou os ataques aos nordestinos ou ela simplesmente foi no embalo dos outros e, sentindo-se mais a vontade, postou no site o que ela pensava? Só lembrando que a postagem dela teve mais visibilidade que as outras devido ao erro de ortografia dela e não por ela ter sido a cabeça pensante por traz dos ataques xenofóbicos que tomaram conta do Twitter, levando o tema ao topo dos Trending Topics.
     Para colocar mais lenha na fogueira, é bom lembrar que muitos nordestinos começaram a atacar o sul do país com mensagens igualmente grosseiras e preconceituosas. Eu me lembro muito bem que, durante um período de excessivas enchentes na cidade de São Paulo, um jovem de Recife-PE postou que “São Paulo era a Veneza brasileira e que os paulistas iam tudo morrer afogado”.
     Bem, lamento profundamente por todos os comentários com tal cunho. Mas acredito que não serão debates “altamente produtivos” no programa da Luciana Gimenez, com pessoas “altamente gabaritadas” que irão resolver o problema.
     O povo clama por justiça, e eu também. Mas que a justiça seja feita de forma coerente, racional, e não impelida por clamores populistas, oportunistas e populares.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...