quarta-feira, 10 de abril de 2019

[História] Correção: FORMAÇÃO DO ESTADO NACIONAL MODERNO - 7º anos


Veja as respostas das questões sobre o “Formação do Estado Nacional Moderno”, do capítulo 04 da apostila e do caderno de atividades.

APOSTILA

Olhar Histórico (página 46)

1. Porque, segundo ele, as pessoas obedecem mais a quem temem do que quem amam. Se as pessoas temerem o rei, irão respeitá-lo, pois têm medo de serem castigadas por não seguirem suas ordens.

2. Referem-se aos que amam. De acordo com Maquiavel, aqueles que amam romperão as obrigações sempre que for útil fazer isso.

O Que Já Conquistei (páginas 53 a 55)

1. Resposta pessoal. Espera-se que os alunos destaquem a necessidade que o rei tinha de financiar um exército nacional e de todo o aparato burocrático para o estabelecimento de um Estado Nacional. Também poderão destacar o desejo da burguesia de ascensão social e de vantagens comerciais.

2. 

a) Formaram-se como resultado da crise social e política do sistema feudal, quando novas estratégias políticas, econômicas e socioculturais foram sendo empregadas no final do século XIV e início do século XV. Desenvolveram-se em tempos diferenciados, assumindo características próprias em função das particularidades nacionais de cada Estado.

b) Os alunos poderão citar: formação de um exercito nacional; instituição da justiça real; centralização e unificação administrativa; cobrança de impostos pelo Estado; unificação de pesos e medidas; adoção de moeda única.

3. 

a) À nobreza e à burguesia. Os nobres apoiavam um regime forte e centralizador porque contavam com ele para pôr fim às insurreições camponesas. E os burgueses apoiavam o regime porque necessitavam de regras claras, bem-definidas em seus negócios e, sobretudo, de segurança para o comércio.  

b) Unindo-se à burguesia, que tinha condições econômicas para financiar o processo e manter o crescimento econômico do Estado, por meio do pagamento de impostos.

4. 

( V )
( F )
( V )
( V )
( F )

5. Maquiavel defendia que, para um governo chegar ao poder ou permanecer nele, todos os meios eram válidos.  

6. Resposta pessoal. Mas é importante os alunos incluírem, na resposta, a ideia que, segundo Hobbes, o governo deve existir para garantir a segurança de seus cidadãos, ou seja, o governo deve proteger os homens das más ações de outros homens. Somente assim a vida em sociedade é possível.

7. Produção pessoal.




OBS: A editora ainda não enviou o Caderno de Atividades do Professor. Assim que eu receber o material, colocarei a resposta nessa mesma postagens.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...