segunda-feira, 8 de abril de 2019

[História] Correção: Iluminismo - 8º anos



Veja as respostas das questões dos capítulos sobre o Iluminismo da apostila e do caderno de atividades.

APOSTILA

Atividades (página 43)

1. Homens, mulheres e crianças observam a demonstração de experiências.

2. As observações astronômicas de Copérnico e Galileu contribuíram para o surgimento de uma nova compreensão do mundo. Assim, a obra retrata uma apresentação dessa inovação científica, tornando públicas as ideias de Copérnico e Galileu.

3. Bacon e Locke são empiristas e defendem que o conhecimento deve ser alcançado pelas experiências. O experimento demonstrado pela obra cumpre essa necessidade defendida.

4. Essa presença caracteriza uma ruptura com as atividades relacionadas à produção de conhecimento do Período Medieval. Na Idade Média, a produção e a difusão de conhecimentos eram restritas aos homens e, mesmo assim, a nobre e religiosos. Portanto, a presença de crianças e mulheres pode ser entendida como uma tentativa de demonizar o conhecimento.


O que já conquistei (páginas 50 a 53)

1.

a) Porque a imagem de refere ao pensamento iluminista, que, no contexto do século XVIII, trouxe a luz da razão e do conhecimento aos homens.

b) Resposta pessoal. Para responder essa questão, os alunos poderão tomar os conceitos do período de transição da Idade Média para a Idade Moderna. Ideias como humanismo, antropocentrismo e individualismo ajudarão os alunos a compreender o Iluminismo.

2. Resposta correta: (D)

3. O ser humano somente se torna um ser pensante, racional, no momento em que consegue questionar a realidade e, por meio de suas duvidas e reflexões, aponta outras possibilidades para solucionar os problemas que o oprimem.

4. Locke questionou o absolutismo ao pensar que todas as pessoas nascem livres e possuem alguns direitos inquestionáveis, como a vida, a prosperidade e a liberdade. Era contrário à existência do Estado. Contudo, admitia que, se ele não existisse, os mais fortes oprimiriam os mais fracos. Em razão dessa realidade, a sociedade devia estabelecer um contrato com o Estado. Caso ele não viesse a cumprir as suas funções elementares (zelar e defender os direitos naturais dos cidadãos), o povo teria o direito de destituí-lo.
5. Com o poder dividido em diferentes instâncias, retirava-se a possibilidade de um único representante centralizar a administração e o poder do Estado. Cada estrutura do poder teria autonomia e atribuições definidas. Dessa forma, todas as instâncias estariam submetidas às leis vigentes no país, mantendo-se, assim, a ordem e a liberdade.

6.

a) Filosofia

b) Luz

c) Superstição

d) Empírico

e) Racionalismo

f) Cientificismo

g) Tripartição

h) Francis Bacon

i) Moral

j) Enciclopédia

7. Para Descartes, o conhecimento é produto da razão, enquanto para Locke é, essencialmente, produto da experiência sensível, ou seja, todo conhecimento humano provém da experiência.

8. Para a maior parte da burguesia (não beneficiada pelo regime de monopólios), a pratica liberalista era melhor, uma vez que no liberalismo econômico o Estado não intervinha na economia, assim os negociantes seriam livres para comercializar e lucrar.

9. A Enciclopédia foi uma importante obra que compilou conhecimentos de diversos filósofos e intelectuais do século XVIII. Continha novas pesquisas e teorias das mais diversas áreas do conhecimento científico, caracterizando-se como um grande veículo de divulgação de ideias iluministas.

10. Resposta pessoal. Espera-se que os alunos percebam que em algumas situações há a divisão do poder, porém não há liberdade na sociedade.


CADERNO DE ATIVIDADES

Iluminismo (páginas 50 e 56)

1.

a) Antes de tudo, é preciso definir o iluminismo pelo que ele não é: um movimento homogêneo e uniforme, pois não há coerência de pensamento entre seus autores. Muitos deles, inclusive, questionavam-se e confrontavam as ideias uns dos outros. É possível, porém, apontar algumas características comuns a esses historiadores, economistas e pensadores, atualmente reunidos pela alcunha de “filósofos”: defesa do pensamento racional, a critica à autoridade religiosa e ao autoritarismo de qualquer tipo e a oposição ao fanatismo. [...] a maioria dos iluministas pregava o papel crítico da razão, considerando essa a única ferramenta capaz de esclarecer a humanidade” (SILVIA, Kalina Vandelei; SILVA, Maciel Henrique. Dicionário de conceitos históricos. São Paulo: Contexto, 2010. P. 210.). Essa nova postura intelectual questionadora promoveu profundas mudanças na economia, na política e na cultura de muitas sociedades da Europa e da América a partir do século XVIII.

b) O apego à racionalidade e à ideia de progresso.

c) Combater a ignorância, o absolutismo, as injustiças, os privilégios e as superstições decorrentes de um misticismo exacerbado, proveniente, sobretudo, da orientação da Igreja Católica. Como dizia Kant, o iluminismo visava o homem livre para pensar por si próprio e formular suas próprias conclusões e convicções acerca do mundo e dos fenômenos.

d) Os iluministas acreditavam que os seres humanos, por meio do desenvolvimento da racionalidade, deixariam de ser ignorantes, passando a combater os preconceitos e as superstições. Dessa forma, progrediram, afastando-se dos desmandos da igreja e dos governos absolutistas.

e) Considera-se a Revolução Científica do século XVII como um movimento precursor do Iluminismo, uma vez que suas ideias estimularam no individuo o uso da sua capacidade de pensar, questionar e argumentar racionalmente.

2. Os ideais de liberdade propagados pelo movimento iluminista chegaram ao Brasil por intermédio da elite colonial que estudava em universidades europeias. Essas ideias serviram como incentivo para o inicio do processo de independência do Brasil.

3. O Antigo Regime é caracterizado pelas restrições impostas ao comércio, à participação política e à livre expressão. O iluminismo surgiu com o proposito de romper com esse regime, ou seja, acabar com as amarras mercantilistas contra a burguesia (vide Adam Smith e a mão invisível do mercado) e permitir uma participação política mais ampla aos cidadãos. Do ponto de vista cultural, as determinações impositivas da Igreja Católica também passaram a ser questionadas.

4. O questionamento, a dúvida e a resistência em aceitar verdades absolutas, como a concepção de liberdade, estavam presentes no pensamento de René Descartes.

5. Montesquieu defendeu a ideia de divisão e o equilíbrio do poder em três instâncias: Legislativo, Executivo e Judiciário.

6. Adam Smith defendia a plena liberdade econômica, a propriedade privada e o industrialismo econômico. Para ele, a principal riqueza de uma nação era o trabalho aliado ao capital. Os pensadores fisiocratas viam na terra e, portanto, na agricultura, a principal riqueza de um Estado. Os que pertenciam à Escola Clássica defendiam o industrialismo econômico. Contudo, cabe ressaltar que esses economistas ingleses foram influenciados pelo pensamento fisiocrata, o que pregava que a economia tem leis próprias e naturais de funcionamento.

7. Foi uma aliança entre monarcas europeus e filósofos. Os monarcas queriam colocar em prática alguns princípios e ideias iluministas que garantissem a estabilidade para os seus governos.

8.

a) Era um pensamento que defendia a livre iniciativa, ou seja, a economia do povo ou da nação não deveria ser de responsabilidade do governo. Desse modo, cada pessoa poderia comprar e vender mercadorias e criar fábricas e companhias, se assim desejasse.

b) O liberalismo econômico defendia que o Estado, distanciado das atividades econômicas, deveria garantir a segurança do comércio e a proteção dos bens de seus cidadãos. Entretanto, ao contrario dos fisiocratas, os pensadores liberais consideravam que as fontes de riqueza não era a natureza e a terra, mas o trabalho dos homens.

9. Os monarcas que adotavam o sistema mercantilista eram, na maioria, absolutistas. Para poderem garantir seus poderes ilimitados, era fundamental acumularem riquezas, o que faziam por meio da intervenção na economia. O liberalismo econômico, defendido pela burguesia inglesa, era a proposta de não intervenção estatal na economia, deixando que o próprio mercado regulasse as transações comerciais, de acordo com a lei da oferta e da procura. Logo, um conjunto de práticas e de ideias estava em oposição ao outro.

10. Respostas corretas
(B)
(C)
(E)
(H)  

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