domingo, 14 de abril de 2019

[História] Correção: REVOLUÇÃO FRANCESA - 8º anos


Veja as respostas das questões sobre o “Revolução Francesa”, do capítulo 04, da apostila e do caderno de atividades.
 
APOSTILA

Olhar Histórico (páginas 60 e 61)

1. A imagem tem como semelhança a representação da Tomada da Bastilha. A prisão é retratada nas imagens como um prédio grande e imponente, até mesmo u, pouco distante da população. Nas imagens, a participação popular é intensa, talvez exagerada em comparação com a realidade do episódio. Há armas em ambas, retratando um movimento de revolta, sem intenções de problemas de maneira pacífica. A imagem colorida mostra pessoas com vestimentas diferentes.

2. A participação popular é extremamente significativa no processo revolucionário francês, fato destacado nas imagens. A invasão da Bastilha, considerada o início da Revolução Francesa, é enfatizada como episódio de ruptura com o Antigo Regime: a imponente Bastilha é tomada por populares, e o poder real absolutista sucumbe diante da insatisfação das massas. O fato de haver dezenas de representações da Tomada da Bastilha reforça o caráter simbólico do episódio.


O Que Já Conquistei (páginas 66 a 70)

1.  A França ainda apresentava, em pleno século XVIII, uma estrutura econômica e social atrasada, típica do ultrapassado sistema feudal. Daí a razão peça qual essa estrutura tradicional foi denominada Antigo Regime.   

2. Estava dividida e, três classes, ou Estados: o Primeiro Estado era formado pelo clero; o Segundo Estado, pela nobreza; o Terceiro Estado, pelo restante da população.

3. O Segundo Estado vivia praticamente dependente das contribuições financeiras da corte e das relações feudais de exploração dos grupos menos privilegiados. No entanto, até mesmo esse grupo estava vivenciando uma crise financeira decorrente da inflação acelerada.  

4. O povo, ou o Terceiro Estado, pagava impostos ao Estado, à Igreja e à nobreza latifundiária, além de outras obrigações estabelecidas pelo sistema feudal. Essa situação, aliada às complicações econômicas do período aumentou o descontentamento do povo, visto que os Estados privilegiados desejavam superar as dificuldades financeiras à sua custa.


5.  O voto era por Estado, e o Primeiro e Segundo Estado acabavam sempre votando juntos, impedindo a realização dos desejos do Terceiro Estado. Isso foi decisivo para a dissolução da Assembleia, que não logrou êxito em seu principal proposito.

6. A França era um reino essencialmente agrário, cuja sociedade estava politicamente organizada em Três Estados: clero, nobreza e povo, governados por um monarca absolutista. Enquanto os dois primeiros gozavam de privilégios, como não pagar impostos, o Terceiro Estado pagava impostos ao Reino, à Igreja e à nobreza latifundiária. Sua economia estava em crise, pois os dois primeiros Estados não contribuíam e o governo gastava excessivamente com guerras. Para completar o quadro de dificuldades econômicas, a agricultura era atrasada e incapaz de fornecer alimento necessário a uma população sempre crescente.

7. 
 I. ( 1 )
II. ( 3 )
III. ( 3 )
IV. ( 2 )
V. ( 3 )
VI. ( 2 )
VII. ( 3 )
VIII. ( 1 )
IX. ( 1 )
X. ( 3 )
XI. ( 2 )
XII. ( 1 )

8. 

a) Resposta correta: II

b) Resposta correta: V

c) Resposta correta: I


9.

a) Os artigos 2 e 3 relacionam com os ideais iluministas que estabelecem a função do Estado: servir a sociedade, e não o contrário. Os artigos 10 e 11 se relacionam com os ideais iluministas de defesa da liberdade de expressão, com o direito de cada pessoa manifestar livremente suas ideias e concepções.

b) Esse artigo de Declaração é bastante explícito na defesa da propriedade privada.

c) A burguesia.

10. A origem se encontra no local ocupado na Assembleia pelos representantes dos girondinos e dos jacobinos. Podemos fazer uma relação entre o perfil desses dois grupos e as tendências políticas atuais: direita, mais moderada e conservadora, como os girondinos. Esquerda, mais radical, como os jacobinos.


11. Diante do quadro de crise que abalava a França, o rei Luiz XVI convocou a Assembleia para votar uma proposta de alteração no sistema de cobrança de impostos, visando aumentar a arrecadação e minimizar as dificuldades financeiras do Reino Francês.

12. Resposta correta: D

13.

( V )
( F )
( V )
( F )

b) O povo, ou Terceiro Estado, pagava impostos ao Estado, à Igreja e à nobreza latifundiária, além de outras obrigações estabelecidos pelo sistema feudal. Por isso, não apoiava o absolutismo.

d) Regime de Terror é a fase de radicalismo revolucionário, marcado pelo uso indiscriminado de violência. O grupo social que estava no poder era o dos jacobinos, formado pela pequena burguesia, que ansiava por mudanças profundas.

14. 
 I. ( 1 )
II. ( 2 )
III. ( 2 )
IV. ( 1 )
V. ( 1 )
VI. ( 2 )
VII. ( 1 )
VIII. ( 2 )
IX. ( 1 )
X. ( 2 )
XI. ( 2 )



CADERNO DE ATIVIDADES

África Antiga (páginas 60 a 63)

1. A França era um país essencialmente agrário. A sociedade apresentava-se politicamente organizada em Três Estados – Primeiro Estado: clero, Segundo Estado: nobreza e Terceiro estado: povo –, governados por um monarquista absolutista. Enquanto os dois primeiros gozavam de privilégios, como não pagar impostos, o Terceiro Estado pagava impostos ao Reino, à Igreja e à nobreza latifundiária. Sua economia estava em crise, pois os dois primeiros Estados não contribuíam e o governo gastava excessivamente com guerras. Para completar o quadro de dificuldades econômicas, a agricultura era atrasada e incapaz de fornecer alimento necessário a uma população sempre crescente.

2. A diminuição dos impostos pesava sobre o Terceiro Estado e o fim da isenção de impostos sobre os dois primeiros estados. A burguesia desejava, ainda, uma economia voltada para o desenvolvimento de atividades comerciais e políticas econômicas mais liberais. Começava-se, assim, a questionar os privilégios de nascimento e as velhas estruturas que imperavam na sociedade francesa.  

3. O Primeiro Estado (o personagem sem chapéu), o Segundo Estado (o personagem usando chapéu) e o Terceiro Estado (o que carrega os dois).

4. Diante do quadro de crise econômica que abalava a França, o rei Luiz XVI convocou a Assembleia para votar uma proposta de alteração no sistema de cobrança de impostos (ampliando-o para todos os Estados), visando, assim, aumentar a arrecadação e minimizar as dificuldades financeiras do reino.

5. Os votos eram tradicionalmente contados por Estado, e não por indivíduo. Como os interesses do clero e da nobreza (Primeiro e Segundo Estados) eram os mesmos, eles votavam juntos e tinham sempre a maioria (dois votos contra um) em relação aos representantes do Terceiro Estado, que, embora possuíssem maior número de deputados, sempre perdiam as votações para as classes privilegiadas.  

6. O Primeiro e o Segundo Estado defendiam que cada estado deveria ter o direito a um voto, o que desagradou o Terceiro Estado. Os representantes do Terceiro Estado sabiam de antemão que perderiam a disputa, pois o Primeiro e o Segundo Estados defendiam os mesmos interesses. Assim, ficaria dois votos contra um. Com isso, o Terceiro Estado propôs que fossem contados os votos década participante da Assembleia, uma vez que tinham mais membros que os outros dois somados. Essa proposta foi negada pelo Primeiro e Segundo Estado.

7. Porque o objetivo da Assembleia mudou: vendo que a situação não mudaria a seu favor, o Terceiro Estado optou por formar uma novar organização, a Constituinte (que, em um segundo momento, contou com integrantes dos outros dois Estados), com o objetivo de elaborar uma constituição para a França;

8. Resposta correta: C

9.

a) O rei Luiz XVI foi considerado um traidor e executado. Instaurou-se a República da França, com a ascensão dos jacobinos que criaram um tribunal revolucionário para julgar e executar os inimigos da República.

b) Como Período do Terror. Foi um período em que o medo tomou conta dos franceses, caracterizado por extrema violência e intolerância contra qualquer suspeito de ser contra à revolução. Período marcado por perseguições, execuções em praça pública e radicalismo político. O grupo social que estava no poder era o dos jacobinos, formado pela pequena burguesia, que ansiava por mudanças profundas.

c) Georges Jaques Dantin, Jean-Paul Marat e Maximilien de Robespierre.

d) A guilhotina tornou-se um símbolo desse período, pois era usada para as execuções dos considerados traidores da revolução em praça pública.


10. Resposta correta: B

Um comentário:

Anônimo disse...

Obrigado. Dúvida professor: Pode copiar?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...