quinta-feira, 11 de abril de 2019

[História] Correção: ÁFRICA ANTIGA - 6º anos


Veja as respostas das questões sobre o “África Antiga”, do capítulo 05, da apostila e do caderno de atividades.

APOSTILA

Olhar Histórico (páginas 56 e 57)

1. Trata do convite que o faraó faz ao seu ex-servo para voltar para à sua terra natal, pois lá teria um funeral completo.

2. Oferecia um grande ritual para o dia de sua morte, no qual ele seria conduzido em um sarcófago, puxado por bois.

3. O cortejo fúnebre era realizado com a presença de músicos, danças e oferendas.


O Que Já Conquistei (páginas 47 a 49)

1.  Os nomos eram aldeias do Antigo Egito habitadas por agricultores e criadores de animais. Os nomarcas eram os governantes dos nomos.  

2. Resposta: ( A )

3. A organização social egípcia obedecia à seguinte hierarquia: faraó e família real, funcionários reais, escribas, comerciantes, artesãos, camponeses e escravos.

4. Resposta: O livro dos mortos era visto como um guia para a vida após a morte. Ele trazia orações e conselhos para o morto.


5. 

a)( F ) os escribas constituíam uma classe privilegiada e poderiam de tornar funcionários do governo ou administradores de uma grande propriedade.

b) ( V ) Apesar de a agricultura ser a atividade mais importante da época, os camponeses não tinham prestigio e nem poder.

c) ( V )

d) ( F )

e) ( V )

6. Como eram responsáveis pelos cultos religiosos, eles exerciam grande influência sobre a população e tinham certo domínio sobre o faraó. Eram encarregados de administrar os templos e o cultos aos deuses. Em alguns momentos da história egípcia, muitos sacerdotes estiveram envolvidos nas disputas pelo trono e se tornaram faraós.

7. Resposta pessoal

8. 

a) O fato de acreditarem na imortalidade do corpo e da alma.

b) Não. A mumificação era um processo demorado e caro. Somente os mais afortunados tinham condições de pagar pelo processo mais completo. Os mais humildes eram, muitas vezes, levados ao túmulo enrolado em esteiras.

9.

( 2 )
( 1 )
( 1 )
( 2 )
( 1 )
( 2 )

11.

a) ( X )
b) (    )
c) ( X )
d) (    )
e) (    )
f)  ( X )
g) ( X )





CADERNO DE ATIVIDADES

África Antiga (páginas 60 a 63)

1. 

a) ( 3 )
b) ( 2 )
c) ( 1 )
d) ( 3 )
e) ( 1 )
f)  ( 2 )
g) ( 1 )


2. Os antigos egípcios acreditavam na vida após a morte; por isso, conservavam os corpos por meio da técnica da mumificação. A família era responsável por entregar aos embalsamadores o corpo da pessoa morta. No começo da história egípcia, o direito de ter o corpo preservado era atribuído apenas às pessoas de nível social elevado. Com o tempo, quase todos obtiveram esse direito, mas o cuidado e técnica variavam conforme cada camada social a que o falecido pertencia. Com o corpo preservado, o espírito estava preparado para apresentar-se ao Tribunal de Osíris, guiado pelo guardião dos mortos, o deus Anúbis. Lá era julgado pelos erros cometidos na vida.

3. O ciclo vital das águas do Rio Nilo, com as cheias, que possibilitaram a agricultura, e a crença religiosa na vida após a morte.

4. 

a) Durante alguns meses do ano, o nível das águas do Rio Nilo subia (enchentes do Nilo) e, depois que baixava, as terras ficavam fertilizadas pelo limo. Isso favorecia a plantação, o que era importante para o Egito, situado em uma região desértica.  

b) Não, houve também a necessidade do trabalho e do desenvolvimento de técnicas pelos egípcios para que tal civilização se estabelecesse e progredisse (criação de diques, canais de irrigação e reservatório para melhor aproveitamento das águas do rio).

5. Há algumas hipóteses para essa construção. O que mais gera controvérsias e como os egípcios transportaram os blocos de pedra. Alguns estudiosos falam sobre o uso de elefantes, outros sugerem que as pedras foram confeccionadas no local por escravos, e há aqueles que mencionam uma espécie de trenó de madeira.

6.

a) Serviam como túmulos para faraós e nobres.

b) Os egípcios sepultavam as múmias dos faraós nas pirâmides, pois acreditavam que suas almas precisariam dos corpos após a morte. Por isso, esses túmulos eram construídos com pedras, pois assim poderiam resistir por muito tempo.

c) Esses monumentos servem de fonte para pesquisas históricas pois, com os mortos, eram colocados seus pertences pessoais, como joias, riquezas e até comida, supostamente necessário para a vida após a morte. Esses objetos revelam muito sobre as crenças e o modo de vida dos egípcios.





Para saber mais:




Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...