quinta-feira, 11 de abril de 2019

[Geografia] Correção: REPRESENTAÇÃO DO ESPAÇO - 6º anos


Veja as respostas das questões sobre o “Representação do Espaço”, do capítulo 05, da apostila e do caderno de atividades.
 
APOSTILA

Leitura Cartográfica (página 49)

1. O título, as coordenadas, o contorno de continentes, oceanos, rios e montanhas e as indicações de direção.

2. Com imagem de anjos soprando o ar em várias direções.


Atividades (página 52)

1. Há tanto elementos humanizados (construções, ruas, plantações) quanto naturais (praia e vegetação).

2. As áreas urbanas estão representadas em rosa; e as áreas de mata nativa, em verde mais escuro.

3. Os satélites artificiais ajudam a prever catástrofes, como furacões e tornados; as melhores condições para o plantio e a colheita; conseguem captar focos de incêndio
 Em matas; as fotos enviadas em diferentes épocas de diversos pontos do planeta tornam possível avaliar se as alterações ocorridas no ambiente são positivas ou negativas.


Leitura Cartográfica (página 56)

1. “Estado de Mato Grosso” e “Rondonópolis-MT”.

2. Escala gráfica e numérica

3. Primeiro: um para dezessete milhões; segundo: um para um milhão e setecentos mil.

4. No primeiro mapa, cada centímetro equivale a cento e setenta quilômetros e, no segundo, cada centímetro equivale a dezessete quilômetros.

5. O mapa do município de Rondonópolis apresenta a maior escala; e o do estado do Mato Grosso, a menor.

6. A escala que apresenta menor detalhamento é a do estado do Mato Grosso, pois a área mapeada foi reduzida 17 milhões de vezes, ou seja, foi reduzida mais vezes que a do mapa do município de Rondonópolis.


Olhar Geográfico (páginas 59 e 60)

1. A notícia fala da implantação de um mapa tátil em uma das estações de metro de São Paulo e de sua importância para a localização de lugares pelos deficientes visuais.

2. Para que as pessoas com deficiência visual consigam localizar, pelo tato, as ruas e pontos de referência.

3. Por meio do mapa, o usuário consegue encontrar escolas, hospitais, igrejas, estações de metro e restaurantes que se localizam próximo à estação.  

4. Resposta pessoal.


Atividades (páginas 60 a 64)

1. Esse mapa foi produzido pelos babilônios em uma placa de argila. Nela, foram feitos desenhos que representavam o norte da Mesopotâmia, com terras povoadas e rodeadas por um oceano.

2. Captação de imagens pelos serviços de meteorologia, profissionais da ara ambiental, turismo, agricultura e pesca.  

3. Título, legenda, escala, fonte e orientação.

4. Respostas possíveis:
- Título: informa o lugar e o tema representado no mapa.
- Legenda: utiliza símbolos para representar os dados contidos em um mapa.
- Escala: indica quantas vezes o tamanho de um lugar foi reduzido para ser representado no mapa.
- Fonte: indica a origem das informações do mapa.
- Orientação: possibilita estabelecer referências espaciais no mapa.

5. Um mapa de escala grande, pois possibilita um melhor detalhamento do terreno.

6.

a) as plantas são indicadas para representar espaços relativamente pequenos, como o de uma casa, de um apartamento, etc.

b) A escala numérica é de 1:100. Ela é uma escala grande, pois apresenta maior nível de detalhamento da área apresentada.

c) A escala gráfica é 1 metro. Um centímetro dessa escala gráfica corresponde a 1 m do apartamento.

d) Maior cômodo: sala, com dimensões reais de 4 m x 4 m.

e) Menor cômodo: banheiro da suíte, com dimensão de 3 m x 2 m.

Obs: Para calcular a escala do menor e do maior cômodo do apartamento, utilize uma régua para medir o tamanho deles na representação. Depois você deve dividir esse resultado pela escala da planta.

7.

a) Construções (como casas e ruas) e vegetação.

b) A letra A representa uma paisagem natural, a Mata Atlântica, e a letra B representa uma paisagem cultural, como casas e ruas.

c) Representa uma paisagem cultural, pois a mesma foi modificada pelos seres humanos.

d) Resposta pessoal

8. As coordenadas do município de Barretos são: Latitude 20º 21´S e longitude 48º 32´0

9.

a) Árvores, gramados, morro, lago e vegetação preservada, além do ônibus e da estrada de terra.

b) Estrada de asfalto, diversas construções, vegetação derrubada, rochas sendo exploradas economicamente, lago um pouco poluído e ocupado por seres humanos.

c) Porque, na primeira imagem, é possível observar mais elementos naturais que culturais. Na segunda, ocorre o inverso.

d) Resposta pessoal.


10.

a) O fato de ser uma atividade de alteração da natureza. Porque ele transformou as tábuas de madeira em um objeto útil: uma cadeira.

b) Estaria exercendo o comércio, uma atividade alternativa.

c) Resposta pessoal



CADERNO DE ATIVIDADES

Representação no Espaço (páginas 114 e 118)

1. 

a) convenções cartográficas

b) escala

c) numérica

d) gráfica

2.

a) ( X )

b) ( X )

c) (    )

d) ( X )

e) ( X )

f) ( X )

3. 

a) Radar: usado para localização de objetos

b) Comunicação: utilizado para enviar imagem de todos os locais da terra para diversos tipos de aparelhos, como televisão, GPS, celulares e computadores.

c) Espionagem: serve para detectar bases militares, observar deslocamentos de tropas e localizar alvos estratégicos, como estradas e usinas de energia.

4. Produção pessoal

5.

a) Globo terrestre: é a representação mais confiável da Terra, pois reproduz sua forma esférica.

b) Maquete: é uma construção em miniatura que representa objetos ou elementos de um lugar.

c) Planta: representa pequenos espaços e, geralmente, é elaborada em grande escala, possibilitando maior detalhamento do espaço representado.

6.  

a) “Região Norte: transporte”.

b) A divisão político-administrativa da Região Norte e as vias de transporte e aeroportos.

c) O título, a legenda, a rosa dos ventos e a escala.

d) Podem ser localizados capitais de estados, cidades, rodovias, ferrovias, rios, lagos, aeroportos e limites interestaduais e internacionais.

e) A equivalência ou proporção entre o tamanho ou a distância reais e o tamanho ou distância apresentados no mapa.


Para saber mais:




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