quarta-feira, 10 de abril de 2019

[História] Correção: O INÍCIO DO SÉCULO XX E A GRANDE GUERRA - 9º anos


Veja as respostas das questões sobre o “O Início Do Século XX e a Grande Guerra”, do capítulo 04, da apostila e do caderno de atividades.

APOSTILA

Olhar Histórico (páginas 52 e 53)

1. O imperador da Áustria-Hungria, o czar da Rússia e o imperador turco-otomano.

2. As disputas entre os três imperadores pelas terras da Península Balcânica. A prova disso é que eles estão rasgando o mapa da região.


Pesquisa (páginas 58)

Liga das Nações ou Sociedade das Nações era o nome de uma organização internacional criada em 1919 e autodissolvida em 1946, e que tinha como objetivo reunir todas as nações da Terra e, através da mediação e arbitragem entre as mesmas em uma organização, manter a paz e a ordem no mundo inteiro, evitando assim conflitos desastrosos como o da guerra que recentemente devastara a Europa.
Instalada em janeiro de 1919, pelo Tratado de Versalhes, o mesmo que colocava termo à Primeira Guerra, sua sede era Genebra, cidade suíça. A Liga das Nações era organizada de uma maneira bem semelhante à da atual ONU, sendo composta de um Secretariado, Assembleia Geral, e um Conselho Executivo (semelhante ao Conselho de Segurança atual da ONU).
O Secretariado Permanente, era composto de um corpo de especialistas em diversos assuntos de relações internacionais e capitaneado por um Secretário Geral, como na ONU de hoje.
Já a Assembleia Geral compreendia representantes de todos os países que integravam o sistema da Liga. O órgão reunia-se anualmente, e cada um tinha direito a um voto.
No Conselho Executivo estavam as potências vitoriosas da Primeira Guerra Mundial, a saber: Grâ-Bretanha, França, Itália, Japão e mais tarde Alemanha e União Soviética. Assim como no sistema atual da ONU, membros não permanentes compunham o tal Conselho Executivo por determinado período, mediante voto, cedendo sua posição mais tarde a outro país escolhido, realizando assim um rodízio permanente.
Os Estados Unidos não participaram da Liga das Nações durante toda a existência da organização, apesar do presidente norte-americano Woodrow Wilson (de 1913 a 1921) ter alimentado fortemente a ideia de sua criação. O Congresso norte-americano, por entender que os EUA, ao aderir à Liga das Nações estaria se desviando de sua política externa tradicional, e por isso, vetou a entrada de seu país na organização.
Importante salientar que diferentemente da ONU, a Liga das Nações não dispunha de qualquer corpo militar (denominada "Força de Paz") destinado a prover e sustentar situações de paz em áreas de conflito, por isso, sua ferramenta de coerção baseava-se em sanções econômicas e militares.
Infelizmente, ante o fracasso em sua missão mais importante, a de impedir novo conflito mundial, a Liga das Nações acabou por ser dissolvida e reformada naquilo que hoje vemos como a ONU, com os princípios básicos mantidos, porém com o cuidado de evitar os equívocos que levaram à inefetividade da Liga.
Ainda importante mencionar que o Brasil foi membro fundador da Liga, tendo, porém, deixado a instituição em situação embaraçosa, de péssima memória para os representantes do país no exterior. Ao pleitear, durante o governo do presidente Artur Bernardes, por uma vaga permanente no Conselho Executivo (assim como o país hoje pleiteia uma vaga permanente no Conselho de Segurança da ONU), o Brasil forçou sua admissão por meio da recusa em aceitar a entrada permanente da Alemanha para o mesmo Conselho. Todos os outros países voltaram-se contra o Brasil, o país ficou isolado dentro da organização, e logo depois, acabou por abandonar a organização, em 1926.

O Que Já Conquistei (páginas 63 a 68)

1.  As disputas entre as principais potências industriais europeias (potência imperialistas) pela hegemonia favoreceram o surgimento de um clima de discórdia e de competição pela anexação de novos territórios, o que levou à Grande Guerra.

2. Resposta: ( A )

3. Tríplice Aliança: Alemanha, Áustria-Hungria e Itália (até o ano de 1915); Tríplice Entente: Inglaterra, França e Rússia.

4. Resposta: ( C )


5. Resposta: ( A )

6. Primeiro porque os envolvidos naquele conflito vivenciaram uma experiência traumática, visto que foi uma guerra diferente de todas as outras. Por isso, eles de referiam àquele conjunto de experiências traumatizantes como a Grande Guerra. Segundo, o conflito passou a ser conhecido como a Primeira Guerra Mundial apenas com a existência de uma Segunda Guerra Mundial.  

7. Resposta: ( A )

8. As retaliações feitas à Alemanha, que tiveram o caráter de uma sentença imposta por um tribunal, foram responsáveis pelo nascimento do revanchismo alemão.  

9. Resposta: ( E )

10.

a) Para ele e para os demais integrantes da tropa, a fome e os ratos eram os principais problemas descritos.

b) O soldado atribuía o fato de estar vivo ao acaso ou a mil acasos. Em outras palavras, um soldado dependia da sorte para se manter vivo, uma vez que a guerra era violenta e eliminava todo o sentido de estar lutando por um ideal.

11.

( 1 )
( 3 )
( 3 )
( 2 )
( 1 )
( 1 )
( 2 )
( 3 )
( 2 )
( 3 )
( 3 )

OBS: A editora ainda não enviou o “Caderno de Atividades do Professor”. Assim que eu receber o material, colocarei as respostas nessa mesma postagens.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...