segunda-feira, 1 de abril de 2019

[História] Correção: REVOLUÇÃO INDUSTRIAL - 8º anos

Operários trabalhando em uma industria de fundição.

Veja as respostas das questões dos capítulos sobre a Revolução Industrial da apostila e do caderno de atividades.


APOSTILA

O que já conquistei (páginas 34 e 37)

1. Segundo o Dicionário Aurélio da língua portuguesa, revolução pode significar: “rebelião armada, revolta, sublevação, transformação radical da estrutura política, econômica e social, dos conceitos artísticos ou científicos”.

2. Para a Revolução Industrial, a definição mais adequada seria a de “transformação radical da estrutura política, econômica e social, dos conceitos artísticos ou científicos.  

3. Os alunos devem abordar a importância da Revolução Gloriosa na vitória da burguesia inglesa contra o absolutismo. Após a consolidação de uma monarquia constitucional de caráter liberal, a burguesia inglesa contou cm condições favoráveis para desenvolver a economia industrial. Superando as velhas características do Antigo Regime, a burguesia inglesa abriu caminho para a Revolução Industrial.

4. O cercamento das terras comunais provocou a exclusão de muitos camponeses da sua atividade rural. O desdobramento foi um grande movimento migratório em direção das cidades, fator que fez crescer a oferta da mão de obra e facilitou o desenvolvimento da indústria na Inglaterra do século XVIII.

5.
(B)
(A)
(B)
(A)

6. Separação entre capital e trabalho; trabalho assalariado; produção industrial em larga escala, voltada para a exportação; antagonismo de classe entre burgueses e operários.

7. Resposta correta: E

8. Resposta pessoal. Sugestões de resposta: O conforto trazido pela Revolução Industrial, muitas vezes, são usufruídos só por aqueles que têm condições financeiras. Já o maleficio são para todos. Podemos citar como exemplo a poluição, principalmente das águas e do ar.

9. A ilustração revela a impureza da água potável de Londres.

10. Os alunos devem destacar que, como artesão, ele realizava todo o trabalho e com o ritmo que ele impunha à produção. Já na fábrica, o trabalhador fazia apenas parte da tarefa, nunca vendo o fruto do seu trabalho acabado. Na fábrica, o ritmo da produção era imposto pela velocidade da máquina e do chefe da seção.

11. Porque o pagamento pelo serviço de mulheres e crianças era mais baixo que aquele dado aos homens.


CADERNO DE ATIVIDADES

Revolução Industrial (páginas 50 e 56)

1.

a) Com a existência de jazida de carvão mineral e de minério de ferro – minérios necessários para a fabricação de ferro e para a produção de energia e vapor = e a criação de carneiros e ovelhas, fornecedora de matéria prima para a produção de tecidos para o inverno.

b) A energia produzida a partir do carvão mineral e a matéria prima vinda das criações de animais facilitaram a produção industrial e baratearam o custo tanto da produção quanto dos produtos.

2.

a) Foi um momento de intensa produção e divulgação de textos científicos. Durante o século XVII, diversas academias científicas de formaram em várias partes da Europa, divulgando os novos conhecimentos produzidos pela razão humana. Esse movimento científico defendia o uso da razão, da observação e da experimentação como mecanismo para se compreender o Universo.

b) Essa revolução ocasionou uma produção de bens em escala maior, de maneira padronizada, afetando as relações sociais, a forma de viver, a idéia do trabalho e do meio ambiente.

3. Resposta (E)

4. Não. Na verdade, a Revolução Industrial aumentou a desigualdade social, uma vez que proporcionou o acúmulo de riquezas de uma pequena parcela da população, deixando a maioria de trabalhadores na miséria.

5. Porque o vapor, usado como força motora, era produzido com a queima da lenha ou do carvão, o que acelerou o desmatamento e promoveu a busca por minas de carvão natural, dando inicio aos problemas ambientais.

6. vapor; indústria; máquinas; transporte; mercadorias; passageiros; jornais; revistas; produção.

7.

a) Sugestão: Com o surgimento da industrialização, muitas pessoas mudaram do campo para a cidade.

b) Sugestão: Para cozinhar, as pessoas usam técnicas. Para se fazerem os utensílios de cozinha, são utilizadas diversas tecnologias.

c) Sugestão: A Inglaterra comercializava tecidos feitos de algodão, os quais vinham das colônias.

d) Sugestão: O vapor, nova fonte de energia utilizada no período da Revolução Industrial, ocasionou uma maior produção de bens de consumo.

e) Sugestão: O capital acumulado foi um dos fatores que contribuíram para que a Inglaterra fosse pioneira no processo de industrialização.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...