A organização da sociedade egípcia funcionava como uma pirâmide: no topo ficava o Faraó, depois os privilegiados (sacerdotes, os nobres, funcionários administrativos e oficiais do exercito), abaixo os oficiais do exercito, na Quarta posição, os artesãos, e por ultimo, os trabalhadores e os escravos.
1 - Os faraó e sua família
- A sociedade egípcia era dominada pelo faraó, soberano o todo - poderoso.
- Ele era considerado um deus vivo, filho de deuses e intermediário entre estes e os homens.
- O faraó tinha autoridade absoluta: concentrava em si os poderes políticos e espirituais.
- O poder dos faraós era transmitido hereditariamente, portanto não havia nenhum processo de escolha ou votação para colocá-lo no poder.
- O faraó e sua família eram muito ricos, pois ficavam com boa parte dos impostos recolhidos entre o povo.
- A família real vivia de forma luxuosa em grandes palácios.
- Ainda em vida, ordenava a construção da pirâmide que iria abrigar seu corpo mumificado e seus tesouros após a morte.
2 - Sacerdotes, nobres e funcionários administrativos
- Eram os nobres aqueles que eram descendentes dos chefes dos nomos
- Os nobres eram grandes proprietários de terras e também ocupavam os principais postos do exercito
- Muitos sacerdotes enriqueciam com as oferendas feitas pelo povo aos deuses. Dispensados de pagamentos de impostos e também proprietários de muitas terras, gozavam de grande prestígio devido a suas funções religiosas.
- Os chefes militares eram os responsáveis pela segurança do território egípcio. Em momentos de guerra ganhavam destaque na sociedade. Tinham que preparar e organizar o exército de forma eficiente, pois uma derrota ou fracasso podia lhes custar a própria vida.
- Os burocratas ocupavam uma posição de destaque na administração, especialmente em relação ao recolhimento da produção dos camponeses. A hierarquia dos escribas estava relacionada com a confiança que os faraós e a nobreza tinham sobre eles.
3 - Os não-privilegiados
- Eram os soldados, artesãos, camponeses e escravos.
- Os soldados nunca podiam atingir o posto de comando, pois eram reservados para os nobres.
- Os artesãos dedicavam-se às mais diversas profissões. Trabalhavam como pedreiro, carpinteiro, desenhista, escultores, pintores, tecelões, etc. Também exerciam sua atividades nas grandes obras públicas como os templos, túmulos, etc.
- Os camponeses formavam a maioria do povo, eles trabalhavam nas propriedades do Faraó e dos sacerdotes, mas tinha o direito de conservar para si apenas uma pequena parte dos produtos colhidos.
- Os escravos (estrangeiros capturados em guerra) eram encarregados dos trabalhos mais pesados. A organização da sociedade egípcia funcionava como uma pirâmide: no topo ficava o Faraó, depois os sacerdotes e os nobres, abaixo os oficiais do exercito, na Quarta posição, os artesãos, e por ultimo, os trabalhadores e os escravos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário