Veja as respostas das questões sobre o “Revolução
Francesa”, do capítulo 04, da apostila e do caderno de atividades.
APOSTILA
Olhar Histórico (páginas 60 e 61)
1.
A imagem tem como semelhança a representação da Tomada da Bastilha. A prisão é
retratada nas imagens como um prédio grande e imponente, até mesmo u, pouco
distante da população. Nas imagens, a participação popular é intensa, talvez
exagerada em comparação com a realidade do episódio. Há armas em ambas,
retratando um movimento de revolta, sem intenções de problemas de maneira
pacífica. A imagem colorida mostra pessoas com vestimentas diferentes.
2.
A participação popular é extremamente significativa no processo revolucionário
francês, fato destacado nas imagens. A invasão da Bastilha, considerada o
início da Revolução Francesa, é enfatizada como episódio de ruptura com o
Antigo Regime: a imponente Bastilha é tomada por populares, e o poder real
absolutista sucumbe diante da insatisfação das massas. O fato de haver dezenas
de representações da Tomada da Bastilha reforça o caráter simbólico do
episódio.
O Que Já Conquistei (páginas 66 a 70)
1.
A França ainda apresentava, em pleno século XVIII, uma estrutura econômica e
social atrasada, típica do ultrapassado sistema feudal. Daí a razão peça qual
essa estrutura tradicional foi denominada Antigo Regime.
2. Estava
dividida e, três classes, ou Estados: o Primeiro Estado era formado pelo clero;
o Segundo Estado, pela nobreza; o Terceiro Estado, pelo restante da população.
3. O
Segundo Estado vivia praticamente dependente das contribuições financeiras da
corte e das relações feudais de exploração dos grupos menos privilegiados. No
entanto, até mesmo esse grupo estava vivenciando uma crise financeira
decorrente da inflação acelerada.
4. O
povo, ou o Terceiro Estado, pagava impostos ao Estado, à Igreja e à nobreza latifundiária,
além de outras obrigações estabelecidas pelo sistema feudal. Essa situação,
aliada às complicações econômicas do período aumentou o descontentamento do
povo, visto que os Estados privilegiados desejavam superar as dificuldades
financeiras à sua custa.
5.
O voto era por Estado, e o Primeiro e Segundo Estado acabavam sempre votando
juntos, impedindo a realização dos desejos do Terceiro Estado. Isso foi decisivo
para a dissolução da Assembleia, que não logrou êxito em seu principal
proposito.
6. A
França era um reino essencialmente agrário, cuja sociedade estava politicamente
organizada em Três Estados: clero, nobreza e povo, governados por um monarca
absolutista. Enquanto os dois primeiros gozavam de privilégios, como não pagar
impostos, o Terceiro Estado pagava impostos ao Reino, à Igreja e à nobreza latifundiária.
Sua economia estava em crise, pois os dois primeiros Estados não contribuíam e
o governo gastava excessivamente com guerras. Para completar o quadro de
dificuldades econômicas, a agricultura era atrasada e incapaz de fornecer
alimento necessário a uma população sempre crescente.
7.
I. ( 1 )
II. ( 3 )
III. ( 3 )
IV. ( 2 )
V. ( 3 )
VI. ( 2 )
VII. ( 3 )
VIII. ( 1 )
IX. ( 1 )
X. ( 3 )
XI. ( 2 )
XII. ( 1 )
8.
a) Resposta correta: II
b) Resposta correta: V
c) Resposta correta: I
9.
a) Os artigos 2 e 3 relacionam com os
ideais iluministas que estabelecem a função do Estado: servir a sociedade, e
não o contrário. Os artigos 10 e 11 se relacionam com os ideais iluministas de
defesa da liberdade de expressão, com o direito de cada pessoa manifestar
livremente suas ideias e concepções.
b) Esse artigo de Declaração é bastante
explícito na defesa da propriedade privada.
c) A burguesia.
10. A
origem se encontra no local ocupado na Assembleia pelos representantes dos
girondinos e dos jacobinos. Podemos fazer uma relação entre o perfil desses
dois grupos e as tendências políticas atuais: direita, mais moderada e
conservadora, como os girondinos. Esquerda, mais radical, como os jacobinos.
11. Diante
do quadro de crise que abalava a França, o rei Luiz XVI convocou a Assembleia para
votar uma proposta de alteração no sistema de cobrança de impostos, visando
aumentar a arrecadação e minimizar as dificuldades financeiras do Reino
Francês.
12.
Resposta correta: D
13.
( V )
( F )
( V )
( F )
b) O povo, ou Terceiro Estado, pagava
impostos ao Estado, à Igreja e à nobreza latifundiária, além de outras
obrigações estabelecidos pelo sistema feudal. Por isso, não apoiava o
absolutismo.
d) Regime de Terror é a fase de radicalismo
revolucionário, marcado pelo uso indiscriminado de violência. O grupo social
que estava no poder era o dos jacobinos, formado pela pequena burguesia, que
ansiava por mudanças profundas.
14.
I. ( 1 )
II. ( 2 )
III. ( 2 )
IV. ( 1 )
V. ( 1 )
VI. ( 2 )
VII. ( 1 )
VIII. ( 2 )
IX. ( 1 )
X. ( 2 )
XI. ( 2 )
CADERNO DE ATIVIDADES
África Antiga (páginas 60 a 63)
1.
A França era um país essencialmente agrário. A sociedade apresentava-se politicamente
organizada em Três Estados – Primeiro Estado: clero, Segundo Estado: nobreza e
Terceiro estado: povo –, governados por um monarquista absolutista. Enquanto os
dois primeiros gozavam de privilégios, como não pagar impostos, o Terceiro
Estado pagava impostos ao Reino, à Igreja e à nobreza latifundiária. Sua
economia estava em crise, pois os dois primeiros Estados não contribuíam e o
governo gastava excessivamente com guerras. Para completar o quadro de
dificuldades econômicas, a agricultura era atrasada e incapaz de fornecer
alimento necessário a uma população sempre crescente.
2.
A diminuição dos impostos pesava sobre o Terceiro Estado e o fim da isenção de
impostos sobre os dois primeiros estados. A burguesia desejava, ainda, uma
economia voltada para o desenvolvimento de atividades comerciais e políticas econômicas
mais liberais. Começava-se, assim, a questionar os privilégios de nascimento e
as velhas estruturas que imperavam na sociedade francesa.
3. O
Primeiro Estado (o personagem sem chapéu), o Segundo Estado (o personagem
usando chapéu) e o Terceiro Estado (o que carrega os dois).
4.
Diante do quadro de crise econômica que abalava a França, o rei Luiz XVI
convocou a Assembleia para votar uma proposta de alteração no sistema de
cobrança de impostos (ampliando-o para todos os Estados), visando, assim,
aumentar a arrecadação e minimizar as dificuldades financeiras do reino.
5.
Os votos eram tradicionalmente contados por Estado, e não por indivíduo. Como
os interesses do clero e da nobreza (Primeiro e Segundo Estados) eram os
mesmos, eles votavam juntos e tinham sempre a maioria (dois votos contra um) em
relação aos representantes do Terceiro Estado, que, embora possuíssem maior
número de deputados, sempre perdiam as votações para as classes privilegiadas.
6. O
Primeiro e o Segundo Estado defendiam que cada estado deveria ter o direito a
um voto, o que desagradou o Terceiro Estado. Os representantes do Terceiro
Estado sabiam de antemão que perderiam a disputa, pois o Primeiro e o Segundo
Estados defendiam os mesmos interesses. Assim, ficaria dois votos contra um.
Com isso, o Terceiro Estado propôs que fossem contados os votos década participante
da Assembleia, uma vez que tinham mais membros que os outros dois somados. Essa
proposta foi negada pelo Primeiro e Segundo Estado.
7. Porque
o objetivo da Assembleia mudou: vendo que a situação não mudaria a seu favor, o
Terceiro Estado optou por formar uma novar organização, a Constituinte (que, em
um segundo momento, contou com integrantes dos outros dois Estados), com o
objetivo de elaborar uma constituição para a França;
8. Resposta
correta: C
9.
a) O rei Luiz XVI foi considerado um
traidor e executado. Instaurou-se a República da França, com a ascensão dos
jacobinos que criaram um tribunal revolucionário para julgar e executar os
inimigos da República.
b) Como Período do Terror. Foi um período
em que o medo tomou conta dos franceses, caracterizado por extrema violência e
intolerância contra qualquer suspeito de ser contra à revolução. Período
marcado por perseguições, execuções em praça pública e radicalismo político. O
grupo social que estava no poder era o dos jacobinos, formado pela pequena
burguesia, que ansiava por mudanças profundas.
c) Georges Jaques Dantin, Jean-Paul
Marat e Maximilien de Robespierre.
d) A guilhotina tornou-se um símbolo desse
período, pois era usada para as execuções dos considerados traidores da
revolução em praça pública.
10. Resposta
correta: B
Um comentário:
Obrigado. Dúvida professor: Pode copiar?
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