Operários: destaque da fase social da pintora, a tela mostra os vários rostos dos trabalhadores darecém-inaugurada indústria brasileira.Foto: Reprodução |
Quem entrar na sala 311 do Colégio
Morumbi Sul notará na parede de fundo do ambiente um pôster que representa o
quadro Operários, de Tarsila do
Amaral. Mas por quais motivos uma representação desse quadro estaria fixada em
uma das paredes da sala? Descobriremos a seguir.
O quadro Operários - pintado em 1933
por Tarsila do Amaral - é um verdadeiro painel da nossa gente, a mesma que veio
dos quatro cantos do país e do mundo para pegar pesado nas fábricas, que na
época começavam a transformar a paisagem brasileira. A pintura retrata o
momento da industrialização brasileira, principalmente, a paulistana. Com
Getúlio Vargas, o País passou a se industrializar e a classe operária começou a
surgir. O quadro mostra a diversidade cultural de um povo cansado e a dura
rotina de trabalho nas industrias, representada pela fábrica ao fundo. Embora
as pessoas estejam em primeiro plano e todas tenham traços diferentes, não é
fácil diferenciá-las. Elas parecem todas iguais, representando, portanto, uma
sociedade que massifica o cidadão.
"Trata-se de um marco histórico
na obra de Tarsila, pois, se ela já fora no Brasil a precursora do cubismo e do
surrealismo nas artes plásticas, detém-se agora na pintura de assunto
eminentemente social", escreve Nádia Battella Gotlib, autora de uma
das mais completas biografias da pintora.
O quadro se encontra no Palácio Boa
Vista e faz parte do Acervo do Governo do Estado de São Paulo. Para quem ainda
não sabe, o Palácio Boa Vista é a residência oficial de inverno do governador
do Estado de São Paulo. Localiza-se no Alto da Boa Vista, na cidade de Campos
do Jordão. Sua construção se iniciou em 1938, a pedido do interventor federal
Adhemar de Barros, para servir então de residência oficial de veraneio, sendo
concluída somente em 1964. Em 1970, o palácio seria declarado “monumento de
visitação pública” e transformado em um centro de arte, sem prejuízo de sua
finalidade precípua de sede de inverno do governo estadual.
Biblioteca do Palácio Boa Vista, em Campos do Jordão-SP |
O palácio abriga um precioso acervo
artístico, constituído por obras de importantes nomes da arte brasileira, além
de uma coleção de itens de artes aplicadas e artesanato. Anexa ao palácio
encontra-se a Capela de São Pedro Apóstolo, projetada pelo arquiteto Paulo
Mendes da Rocha, que abriga um acervo de arte sacra do período colonial e de
artistas contemporâneos. O acervo do Palácio da Boa Vista é aberto à visitação
pública e integra, em conjunto com as coleções dos palácios dos Bandeirantes e
do Horto, o Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Governo de São Paulo.
O quadro "Operários" no tempo em que ficou exposto no Palácio dos Bandeirantes, sede do Governo do Estado de São Paulo., na cidade de São Paulo-SP |
Dentre tantos outros assuntos, esse quadro
será importante para estudarmos:
- Industrialização
- Movimentos migratórios
- Etnias
- Classes sociais
- Urbanização
- Inchaço urbano
- Solidariedade
- Competição
- Individualidade
- Individualismo
- Coletividade
DETALHES DE OPERÁRIOS SE DESTACAM:
1. ROSTOS SOBREPOSTOS:
No quadro os operários são apresentados
com os rostos sobrepostos, o que remete à massificação do trabalho e às
condições precárias de vida nas cidades. Diversas etnias aparecem na obra,
fazendo menção à migração de diferentes locais do Brasil e do mundo para as
grandes metrópoles.
2. EXPRESSÕES CANSADAS:
A expressão dos operários representados
passa ao espectador a sensação de tristeza, indiferença e cansaço. Esses
sentimentos representam as péssimas condições de trabalho às quais os migrantes
estavam submetidos, assim como remetem à falta de perspectiva que predominava
no contexto de opressão da Era Vargas.
Autor: Tarsila do Amaral
Onde ver: Acervo do Governo do Estado
de São Paulo
Ano: 1933
Técnica: Óleo sobre tela
Tamanho: 150cm x 205cm
Movimento: Modernismo
Fontes:
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