Veja
as respostas das questões dos capítulos sobre o Iluminismo da apostila e do
caderno de atividades.
APOSTILA
Atividades (página 43)
1. Homens, mulheres e crianças
observam a demonstração de experiências.
2. As observações astronômicas de
Copérnico e Galileu contribuíram para o surgimento de uma nova compreensão do
mundo. Assim, a obra retrata uma apresentação dessa inovação científica,
tornando públicas as ideias de Copérnico e Galileu.
3. Bacon e Locke são empiristas e
defendem que o conhecimento deve ser alcançado pelas experiências. O
experimento demonstrado pela obra cumpre essa necessidade defendida.
4. Essa presença caracteriza uma
ruptura com as atividades relacionadas à produção de conhecimento do Período
Medieval. Na Idade Média, a produção e a difusão de conhecimentos eram
restritas aos homens e, mesmo assim, a nobre e religiosos. Portanto, a presença
de crianças e mulheres pode ser entendida como uma tentativa de demonizar o
conhecimento.
O que já conquistei (páginas 50
a 53)
1.
a)
Porque a imagem de refere ao pensamento iluminista, que, no contexto do século XVIII,
trouxe a luz da razão e do conhecimento aos homens.
b)
Resposta pessoal. Para responder essa questão, os alunos poderão tomar os
conceitos do período de transição da Idade Média para a Idade Moderna. Ideias
como humanismo, antropocentrismo e individualismo ajudarão os alunos a compreender
o Iluminismo.
2. Resposta correta: (D)
3. O ser humano somente se torna
um ser pensante, racional, no momento em que consegue questionar a realidade e,
por meio de suas duvidas e reflexões, aponta outras possibilidades para
solucionar os problemas que o oprimem.
4. Locke questionou o absolutismo
ao pensar que todas as pessoas nascem livres e possuem alguns direitos
inquestionáveis, como a vida, a prosperidade e a liberdade. Era contrário à
existência do Estado. Contudo, admitia que, se ele não existisse, os mais
fortes oprimiriam os mais fracos. Em razão dessa realidade, a sociedade devia
estabelecer um contrato com o Estado. Caso ele não viesse a cumprir as suas
funções elementares (zelar e defender os direitos naturais dos cidadãos), o
povo teria o direito de destituí-lo.
5. Com o poder dividido em
diferentes instâncias, retirava-se a possibilidade de um único representante
centralizar a administração e o poder do Estado. Cada estrutura do poder teria
autonomia e atribuições definidas. Dessa forma, todas as instâncias estariam
submetidas às leis vigentes no país, mantendo-se, assim, a ordem e a liberdade.
6.
a)
Filosofia
b)
Luz
c)
Superstição
d)
Empírico
e)
Racionalismo
f)
Cientificismo
g)
Tripartição
h)
Francis Bacon
i)
Moral
j)
Enciclopédia
7. Para Descartes, o conhecimento
é produto da razão, enquanto para Locke é, essencialmente, produto da
experiência sensível, ou seja, todo conhecimento humano provém da experiência.
8. Para a maior parte da
burguesia (não beneficiada pelo regime de monopólios), a pratica liberalista
era melhor, uma vez que no liberalismo econômico o Estado não intervinha na
economia, assim os negociantes seriam livres para comercializar e lucrar.
9. A Enciclopédia foi uma importante obra que compilou conhecimentos de
diversos filósofos e intelectuais do século XVIII. Continha novas pesquisas e
teorias das mais diversas áreas do conhecimento científico, caracterizando-se
como um grande veículo de divulgação de ideias iluministas.
10.
Resposta pessoal. Espera-se que os alunos percebam que em algumas situações há
a divisão do poder, porém não há liberdade na sociedade.
CADERNO
DE ATIVIDADES
Iluminismo (páginas 50 e 56)
1.
a)
Antes de tudo, é preciso definir o iluminismo pelo que ele não é: um movimento
homogêneo e uniforme, pois não há coerência de pensamento entre seus autores.
Muitos deles, inclusive, questionavam-se e confrontavam as ideias uns dos
outros. É possível, porém, apontar algumas características comuns a esses historiadores,
economistas e pensadores, atualmente reunidos pela alcunha de “filósofos”:
defesa do pensamento racional, a critica à autoridade religiosa e ao
autoritarismo de qualquer tipo e a oposição ao fanatismo. [...] a maioria dos
iluministas pregava o papel crítico da razão, considerando essa a única
ferramenta capaz de esclarecer a humanidade” (SILVIA,
Kalina Vandelei; SILVA, Maciel Henrique. Dicionário
de conceitos históricos. São Paulo: Contexto, 2010. P. 210.). Essa nova postura intelectual
questionadora promoveu profundas mudanças na economia, na política e na cultura
de muitas sociedades da Europa e da América a partir do século XVIII.
b)
O apego à racionalidade e à ideia de progresso.
c)
Combater a ignorância, o absolutismo, as injustiças, os privilégios e as superstições
decorrentes de um misticismo exacerbado, proveniente, sobretudo, da orientação
da Igreja Católica. Como dizia Kant, o iluminismo visava o homem livre para
pensar por si próprio e formular suas próprias conclusões e convicções acerca
do mundo e dos fenômenos.
d)
Os iluministas acreditavam que os seres humanos, por meio do desenvolvimento da
racionalidade, deixariam de ser ignorantes, passando a combater os preconceitos
e as superstições. Dessa forma, progrediram, afastando-se dos desmandos da
igreja e dos governos absolutistas.
e)
Considera-se a Revolução Científica do século XVII como um movimento precursor
do Iluminismo, uma vez que suas ideias estimularam no individuo o uso da sua
capacidade de pensar, questionar e argumentar racionalmente.
2. Os ideais de liberdade
propagados pelo movimento iluminista chegaram ao Brasil por intermédio da elite
colonial que estudava em universidades europeias. Essas ideias serviram como
incentivo para o inicio do processo de independência do Brasil.
3. O Antigo Regime é
caracterizado pelas restrições impostas ao comércio, à participação política e à
livre expressão. O iluminismo surgiu com o proposito de romper com esse regime,
ou seja, acabar com as amarras mercantilistas contra a burguesia (vide Adam
Smith e a mão invisível do mercado) e permitir uma participação política mais
ampla aos cidadãos. Do ponto de vista cultural, as determinações impositivas da
Igreja Católica também passaram a ser questionadas.
4. O questionamento, a dúvida e a
resistência em aceitar verdades absolutas, como a concepção de liberdade,
estavam presentes no pensamento de René Descartes.
5. Montesquieu defendeu a ideia
de divisão e o equilíbrio do poder em três instâncias: Legislativo, Executivo e
Judiciário.
6. Adam Smith defendia a plena
liberdade econômica, a propriedade privada e o industrialismo econômico. Para
ele, a principal riqueza de uma nação era o trabalho aliado ao capital. Os
pensadores fisiocratas viam na terra e, portanto, na agricultura, a principal
riqueza de um Estado. Os que pertenciam à Escola Clássica defendiam o
industrialismo econômico. Contudo, cabe ressaltar que esses economistas
ingleses foram influenciados pelo pensamento fisiocrata, o que pregava que a
economia tem leis próprias e naturais de funcionamento.
7. Foi uma aliança entre monarcas
europeus e filósofos. Os monarcas queriam colocar em prática alguns princípios
e ideias iluministas que garantissem a estabilidade para os seus governos.
8.
a)
Era um pensamento que defendia a livre iniciativa, ou seja, a economia do povo
ou da nação não deveria ser de responsabilidade do governo. Desse modo, cada
pessoa poderia comprar e vender mercadorias e criar fábricas e companhias, se
assim desejasse.
b)
O liberalismo econômico defendia que o Estado, distanciado das atividades
econômicas, deveria garantir a segurança do comércio e a proteção dos bens de
seus cidadãos. Entretanto, ao contrario dos fisiocratas, os pensadores liberais
consideravam que as fontes de riqueza não era a natureza e a terra, mas o
trabalho dos homens.
9. Os monarcas que adotavam o sistema
mercantilista eram, na maioria, absolutistas. Para poderem garantir seus
poderes ilimitados, era fundamental acumularem riquezas, o que faziam por meio
da intervenção na economia. O liberalismo econômico, defendido pela burguesia
inglesa, era a proposta de não intervenção estatal na economia, deixando que o próprio
mercado regulasse as transações comerciais, de acordo com a lei da oferta e da
procura. Logo, um conjunto de práticas e de ideias estava em oposição ao outro.
10. Respostas corretas
(B)
(C)
(E)
(H)
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